Tornando o Sonho em Realidade

Há apenas 5 anos atrás, falar em sonhos era tabu. Quando falava de sonhos, de que devíamos sonhar, da importância de termos sonhos a realizar, para nos sentirmos vivos e vivermos a vida com paixão, logo apareciam aqueles que diziam que eram realistas, que não devemos ter sonhos mas sim objectivos. Os que dizem que devemos ter os pés assentes no chão.

Apenas 5 anos passaram e hoje ouvimos falar de sonhos na TV, na publicidade outdoor, na publicidade dos bancos, nos discursos dos políticos, etc.

Ainda bem que já podemos sonhar abertamente e falar dos sonhos. Agora, a questão que se coloca é a de saber como transformar esses sonhos em realidade.

Como em muitas coisas na vida, esta também já não é novidade, já que há milhares de anos que se sabe como fazer. O que acontece com muitos de nós, é que sabemos o que temos de fazer, mas não sabemos porque não o fazemos. Isso necessitaria de uma análise mais profunda e vale a pena fazer-se essa análise porque no final é da nossa vida e da nossa felicidade que estamos a falar.


Processo para realizar nossos sonhos. Podemos dividir o processo em 4 etapas:


1º Saber exactamente o que quero (o quê, porquê, para quê, quanto custa, quando o quero);

2º Comprometer-me totalmente para atingir esse sonho, não me deixando desviar da rota que me leve ao sonho;

3º Fazendo o que tenho de fazer para o materializar e tornar real;

4º Avaliar continuamente o progresso e verificando se estou a caminhar na direcção do que quero, ou se me estou a desviar ou a iludir.



Todos os 4 passos são críticos e basta não fazer um deles, para que o processo não se verifique.


Imagine querer ser rico, sem definir o que isso é para mim... (falha o passo 1)

Imagine querer emagrecer e resolver fazer exercício 3 vezes por semana, durante 6 meses, e apenas o fazer quando está bom tempo...(falha o passo 2)

Imagine saber que tenho uma reunião importante e não comparecer ... (falha o passo 3)

Imagine estar a trabalhar na mesma empresa há 10 anos, ganhando o salário mínimo e sonhando em ter uma casa com piscina, court de ténis e um Porsche à porta, tudo pago, daqui a 5 anos… (falha o passo 4, porque provavelmente não avalia se o veículo económico que utiliza e as acções que realiza vão na direcção pretendida, ou estão desajustados).



Em todos estes casos, o que vemos é uma ilusão e não um sonho.

Há ilusões interessantes, mas só os Sonhos se podem tornar realidade. Para que tal aconteça há que trabalhar mas de forma eficiente e sabendo como o fazer.

Por Adelino Cunha - fonte: ihavethepower

Artigos Motivacionais Relacionados